Olá leitores, nesse artigo falaremos um pouco sobre algumas ideias de como ganhar dinheiro com impressoras 3D e como essa tecnologia vêm crescendo no Brasil.
No Brasil impressoras 3D ainda são consideradas uma tecnologia distante e escapa aos olhos do grande público o potencial das aplicações das impressoras em 3D, diferentemente de países desenvolvidos como nos EUA ou Europa, onde a tecnologia já é muito mais difundida.
Com o desemprego crescendo no Brasil os últimos anos, é natural o aumento de pessoas buscando uma nova fonte de renda ou até mesmo deixando de vez o mercado de trabalho para empreender com impressoras 3D. Os dados tirados do The Future of Jobs Report 2018 mostram como a indústria crescerá utilizando a tecnologia de impressão 3D, e é perfeitamente possível que os microempresários ou os famosos hobbistas* venham a dividir essa fatia com em com as suas impressoras 3D, que são fáceis de operar, e viabilizam melhorar e replicar o resultado com um custo realmente muito baixo. A seguir destacaremos algumas formas de como é possível lucrar com impressões 3D. Atenção, afirmamos aqui apenas algumas formas, pois é muito simples inserir a impressão 3D em um esquema de produção. Resumindo, impressoras 3D atendem diversos ramos do mercado, desde o reparo de uma peça para um brinquedo quebrado, até a utilização no ramo médico/odontológico/veterinário.
Dentre os vários tipos de processos de impressão 3D, o mais comum e barato é o FDM (abreviatura de Fused Deposition Modeling), tecnologia essa que se utiliza de materiais termoplásticos (PLA, ABS, NYLON, PETG, TPU, etc). Ou seja, é possível desenvolver peças em diversos materiais e dependendo da aplicação, um será mais relevante que o outro. O processamento desses tipos de tecnologia é basicamente a seguinte: um motor traciona o filamento que passa por uma extrusora quente, onde o material muda de estado físico, e é depositado camada por camada sobre uma base. Dessa forma é confeccionado o objeto.
Nesse sentido, a Voolt3D é especialista na fabricação de impressoras de deposição FDM. Dispomos de garantia e suporte técnico. Fabricamos um equipamento robusto e confiável, de ótima relação custo-benefício.
Abaixo citaremos alguns nichos de mercado para a aplicação da impressão 3D.
Prototipagem rápida ? No setor de Engenharia e Desenvolvimento de Produtos uma impressora 3D garante a confecção de um peça de validação de conceito com baixíssimo custo e muito agilidade, permitindo que o produto saia do modelo em 3D para o produto final muito mais rápido.
Drones e aeromodelos ? Para aquelas pessoas que são aficionadas por esse tipo de atividade, a impressão 3D permite que se obtenha em poucas horas a reposição de peças quebradas ou, se a pessoa dominar algum software de modelagem 3D é possível desenvolver novas peças com novos designs, para desempenho específico. Existem modelos para impressão de drones que são 100% funcionais e podem ser baixados gratuitamente pela Internet.
Action figures* ? Para quem é apaixonado por esses ?bonecos? é incrível o que a impressora 3D pode fazer. Normalmente existe pós processamento para dar acabamento e deixar o boneco idêntico ao personagem.
*Um action-figure (figura de ação) é uma figura plástica de um personagem que pode mudar de posição, ou seja, pode mudar sua posição de ação.
???????????
Miniaturas artísticas ? Imprima todos os mais famosos personagens dos filmes, desenhos quadrinhos, videogames. Imprima verdadeiras esculturas, em qualquer tamanho. As peças podem ser submetidas a acabamento e pintura, e se transformam em verdadeiras obras de arte.
Automação ? A integração entre a automação e a impressão 3D permite a criação de peças exclusivas para o desenvolvimento de sistemas de automação industrial, bem como peças sobressalentes produzidas de forma rápida e barata. As possibilidades são virtualmente infinitas para empregabilidade, agregando muita agilidade e barateando muito o processo.
Peças decorativas ? É possível produzir peças de decoração que são passiveis de acabamento e pintura, como luminárias, quadros, vasos, que podem ser projetados da forma que você imaginar, sem barreiras para criatividade.
Arquitetura ? utilizado para a produção de maquetes e estudos modulares de espaço.
Dia-a-dia ? Hoje em dia a diversidade de produtos que podem ser feitos com uma impressora 3D não tem limites: objetos personalizados para festas infantis, moldes de gabarito para confecção de sabonetes personalizados, caixas decorativas para pão de mel ou cupcake, criação de jogos e quebra cabeças... Enfim, você criar e comercializar o que quiser.
Culinária ? Produza cortadores personalizados para bolos, coockies ou massas.
Joias ? Já é possível imprimir em 3D brincos, anéis, pulseiras, etc, mas é necessário dar um acabamento para deixar a peça o mais limpa possível e sem as linhas de impressão. É possível também fazer a impressão da peça em PLA e usá-la como cera perdida na fabricação de jóias. Na verdade, a impressora mais adequada para imprimir esse tipo de objeto é a SLA ou DLP, que são as máquinas de resina, pois o acabamento é impressionante por se tratar de objetos pequenos, porém o custo do material e da impressora é relativamente caro.
É bom ficar atento para todas as dicas citadas acima para ver se o modelo que for extraído na internet através dos sites de compartilhamento de arquivos como thingiverse, grabcad, myminifactory muitas vezes possuem direitos autorais. Apesar de seu manejo ser simples e intuitivo, uma impressora 3D não é um equipamento ?plug in play?, ou seja, é necessário ter um mínimo conhecimento ou estudar sobre o assunto. Na Voolt3D oferecemos um curso gratuito de introdução de operação do equipamento.
Resumindo, a impressora 3D está a cada dia presente vida das pessoas no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Os nichos citados acima são apenas 8 dicas dentre as muitas possibilidades de como ganhar dinheiro com uma impressora 3D FDM. Existem outros nichos que podem ser utilizados outros tipos de tecnologias, como a SLA, por exemplo, odontológico.